quarta-feira, 29 de setembro de 2010


BLOG. O QUE É? PARA QUE SERVE?




O blog é uma página da web, na qual nós podemos facilmente criar, alterar ou comentar o que é publicado.

É uma espécie de diário virtual que qualquer um pode criar em poucos minutos, com custo zero e que pode ser acessado por outros internautas.

A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Cada blog tem suas características, mas, de modo geral, o autor o usa para mostrar seus gostos e suas opiniões, através de publicações. Também pode ser usado como ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns, para registrar o desenvolvimento de um determinado assunto, para fazer ouvir uma voz (ou várias vozes) que não teria a possibilidade de se expressar em qualquer outro meio.

Cada publicação é conhecida como postagem ou simplesmente post.

Para fazer um post basta o autor abrir uma janela de preenchimento e escrever.

A cada nova informação que o usuário quer passar ele cria uma nova entrada que aparece no início do blog, logo acima do post publicado anteriormente.

Com a atualização freqüente, o blog se torna uma coleção desses posts, sendo tudo arquivado e com a possibilidade de consulta rápida através de ferramentas de busca.

Num blog, além de textos também é possível agregar fotos, vídeos, áudio e links para documentos em outras páginas facilmente e sem nenhum conhecimento técnico especial e tem mais, cada post pode se tornar uma discussão, através dos comentários deixados por visitantes leitores do blog.

Caso você não deseje que as informações do seu blog fiquem expostas para toda a web, seu blog pode ser utilizado de forma restrita. Ao criá-lo existem alternativas de convidar somente as pessoas que você quiser a serem leitores e co-autores do seu blog.





O Uso do Blog na Escola





As transformações ocorridas nas últimas décadas nos meios de comunicação são de tal envergadura que se tornou impossível para a escola continuar a ignorá-los.
Não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas vão facilitar como nunca antes a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos.

Na escola os blogs podem servir para vários fins: podem ser o portal da escola, sua forma de se abrir e se mostrar para o mundo. Podem ser espaços de divulgação de ações ou projetos específicos, o e-portfólio de professores e alunos, recurso no acompanhamento e gestão escolar. Dado a versatilidade da ferramenta, o blog pode se constituir num canal virtual amplo no contexto da escolar.

Com o blog, temos um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com outros usuários, ampliando, com isso, os recursos relacionados às novas tecnologias.

Como recurso de aprendizagem, o blog ainda é uma novidade, mas seu uso na escola pode servir para registrar os conhecimentos adquiridos pela comunidade escolar, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons.

Vejamos então alguns motivos para se criar um blog.


é divertido - como é possível inserir imagens nos blogs, é uma excelente oportunidade de explorar a linguagem atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a "diversão".Será possível descobrir rapidamente a magia da repercussão das suas palavras digitais e pode ainda ficar viciado em fazer posts e/ou fazer comentários.


aproxima os usuários


permite refletir sobre os seus posts- como referido anteriormente, um dos aspectos mais gratificantes de um blog é o fato de os posts poderem ser comentados.Assim, o professor e alunos poderão crescer pessoalmente e profissionalmente.


liga o usuário ao mundo- ligado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar, o usuário também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Como exemplo prático temos os links que nos ligam ao "mundo exterior".


permite trocar experiências com outros usuários e colegas — podem entrar nos blogs uns dos outros partilhando assim experiências e reflexões.


torna o trabalho visível- quem tem um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido pelo seu trabalho e reflexões.

Considerando tudo isso, você pode criar um blog para...


Refletir sobre suas próprias experiências.


Ter um registro sobre experiências de capacitação.


Descrever o que funcionou nessa experiência, assim como o que não funcionou.


Fornecer alguma dica para outros usuários.


Escrever o que você aprendeu com outro usuário.


Explicar os insights que você tem a partir do que aprendeu.


Compartilhar idéias de atividades.


Fornecer dicas de “como fazer” no uso específico de tecnologias, descrevendo como você as usou.


Explorar assuntos importantes sobre o seu trabalho.


E você pode iniciar um blog para …


Postar mensagens sobre informações úteis tais como calendário, agenda de eventos, sugestões de livros, vídeos e etc.


Postar tarefas baseadas na leitura de referências recomendadas.


Comunicar-se com outros usuários.


Postar desafios para a escrita.


Reunir e organizar recursos da Internet para cursos específicos, fornecendo links para sites apropriados assim como informações sobre sua relevância.


Postar fotos e comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário